Quantas vezes chegam a casa vindos de uma corrida onde julgam ter tirado excelentes fotografias e quando vão descarrega-las para o computador ficaram desiludidos com o resultado final?
Para que isso não aconteça mais nenhuma vez, deixo-vos aqui umas dicas de como configurar a vossa máquina fotográfica para que não fiquem desiludidos com as fotografias.
Câmara
Uma das configurações mais importantes na máquina é a velocidade do obturador. Se não usarmos velocidades rápidas as fotografias ficam desfocadas. Por isso a primeira coisa que devem fazer é colocar a máquina no modo de Prioridade à Velocidade (Tv ou S) acima de 1/500 para que as fotografias fiquem congeladas.
Para conseguir obter velocidades rápidas de obturador necessita de uma abertura de lente entre F/2.8 e F/4 (normalmente lentes usadas por profissionais tem estas aberturas). Caso tenha uma lente que apenas faça F/5.6 (o mais usual) deverá usar a lente com o menor zoom possível para que possa entrar mais luz e conseguir melhor velocidade do obturador.
Outra configuração importante é o ISO. Como estamos a usar uma velocidade muito rápida por vezes teremos de ajustar o ISO para que a foto consiga usar a velocidade que escolhemos. Devemos tentar usar o ISO mais baixo que conseguirmos, mas por vezes temos de usar um ISO alto. É certo que um ISO alto cria ruído numa fotografia, no entanto, prefiro ter uma foto com ruído e nítida do que uma foto desfocada.
O disparo contínuo (burst mode) é outra configuração que deve pensar em usar. Se usarmos o disparo simples é rara a vez que conseguimos a fotografia perfeita e ao usar o burst mode podemos ter a certeza que vamos captar o momento perfeito do corredor. O burst mode tem os seus contras, isto porque ao usarmos esta configuração vai fazer com que a máquina guarde muitas fotografias e no cartão. Então para que o burst mode funcione perfeitamente devemos usar um cartão que grave rapidamente mas o mais importante é configurar para salvar as fotos em JPG e não RAW. Ainda que em RAW tenhamos fotografias com melhor qualidade e em termos de edição temos muito mais liberdade, por outro lado ao usarmos RAW e o burst mode, a gravação das fotografias no cartão será muito mais lenta o que poderá fazer com que percas o momento perfeito. Com JPG conseguirás tirar mais fotos de uma só vez e também guardar mais porque ocupam menos espaço no cartão.
Queremos ter o nosso corredor focado, e ele não pára para tirarmos a fotografia! Neste caso temos de configurar a câmara para AI Servo. Neste modo de focagem conseguimos focar o corredor com ele a correr, escolhemos o ponto de foco central em vez de termos todos os pontos selecionados e seguimos o corredor com o ponto central em cima dele. Assim temos a certeza que ele estará sempre focado.
Lentes
Uma boa lente para usar em fotografia de desporto, nomeadamente corrida, será uma lente rápida com F/2.8 ou F/4. Eu pessoalmente uso uma Canon 17-40 F/4 USM e uma Canon 70-200 F/4 IS USM.
Uma das coisas que as lentes tem de ter obrigatoriamente é Estabilizador de Imagem (IS). Devemos colocar o IS no modo 2 porque é para ser usado em desporto, o modo 1 é para situações paradas, retratos, etc..
Resumindo
- Colocar a máquina em prioridade à velocidade (Tv ou S) com velocidades acima de 1/500
- Usar uma abertura com F/2.8 o F/4
- Configurar o ISO para conseguir a velocidade desejada, mesmo que o ISO seja alto
- Colocar em modo de disparo contínuo (burst mode)
- Salvar as fotos em JPG
- Usar o mode AI Servo e o ponto central para focar
- Ter uma lente com Estabilizador de Imagem (IS) e usá-lo no modo 2.
Espero ter ajudado a conseguirem tirar melhores fotografias.
Boas dicas.