QUEM SÃO OS PACE.MAKERS?
Os pace.makers são um grupo desportivo amador de Santarém, formado em 2014, por um grupo de amigos com uma forte paixão em comum, a prática da corrida e caminhada, como formas salutares de manter o corpo e a mente saudáveis.
Com características diferentes, dado não ter estatutos nem direção, é um grupo organizado e sempre atento às diferentes vontades e preocupações de cada um dos elementos que o compõem. A amizade e o companheirismo são as principais características do grupo, que recebe todos que se queiram juntar, com a promessa de não deixar ninguém para trás.
Para uma boa integração de todos, os treinos têm diferentes ritmos – corrida rápida, corrida lenta e ainda a iniciação à corrida. Também na caminhada existem diferentes ritmos – caminhada rápida, caminhada lenta e caminhada familiar, que se faz apenas pelo planalto da Cidade.
Seja na corrida ou na caminhada, existe sempre alguém do grupo, devidamente identificado, que acompanha e apoia cada um dos referidos ritmos.
O treino principal dos pace.makers acontece todas as sextas-feiras, com saída pelas 21:30h, junto ao coreto do Jardim da República.
Nos restantes dias da semana verificam-se outros treinos complementares do grupo, variando de horário, local e percurso, consoante o estabelecido previamente e informado no site e facebook.
A solidariedade tem sido um dos princípios orientadores dos pace.makers, sempre atentos às desigualdades e necessidades sociais, tendo já promovido diversas campanhas solidárias como a recolha de bens alimentares básicos para famílias carenciadas de Santarém, a recolha de material escolar para as crianças de CaboVerde, a recolha de comida para animais no âmbito de um apoio prestado à ASPA e ainda uma iniciativa para obtenção de fundos de apoio ao tratamento de uma munícipe, a efetuar na Alemanha.
Também os aspectos culturais não são esquecidos pelos pace.makers tendo o grupo sido co-organizador com a autarquia de Santarém de dois eventos de divulgação do Património Cultural da Cidade (Caminhada pela História e Abraço Cultural) cujo êxito, demonstrado pelas mais de 2500 pessoas presentes no conjunto das duas edições, potenciará a organização de futuros eventos similares.
O equipamento é variado, demonstrativo da diversidade do grupo, sendo as cores o preto (principal) o azul e o rosa.
Os pace.makers convidam toda a comunidade a juntar-se ao grupo e vir experimentar um dos seus treinos.